Nossa! Está muito caro!


 http://dudamix.blogspot.com/2013/10/nossa-esta-muito-caro.html


Mais uma bela matéria do amigo Roger Manosi.

“Nossa, mas esse DJ é caro!!! Quero um equipamento básico, não estou cotando ouro!”
Frases como essa são comumente utilizadas por clientes que buscam sempre o menor preço... 




Por um lado, é até compreensível, uma vez que alguns salários não são lá essas coisas e o constante reajuste de impostos fazem com que fiquem menores ainda.

Porém, por outro lado, para que forneçamos um serviço de qualidade, é imprescindível que sejam feitos investimentos em equipamentos de igual qualidade, os quais costumam ter um custo mais elevado. Além disso, temos que contar com a manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos, para que tudo funcione corretamente no grande dia.

Assim, para tentar explicar nosso preço – e não ter que justificar a (falta de) qualidade, caso algum equipamento pare de funcionar – procuramos sempre oferecer ao nosso cliente uma planilha de custos, de como é feito o cálculo de cada kit de equipamentos.

Vamos tomar um exemplo hipotético de um kit de equipamentos básico, para uma festa de 100 convidados, com duração de 5 horas, distante até 30km do centro de São Paulo:

- Vamos assumir que, para adquirir todos os equipamentos deste kit básico, foram gastos R$ 10.000, e que realizaremos a locação dos mesmos a 5% do valor de compra; temos, então, R$ 500 a título de locação de equipamentos.

- Frete: Adicione a isso, o KM rodado, o que em nossa suposição, gira em torno de R$ 1,50/km; em nosso exemplo hipotético, rodamos 30km para chegar até o local do evento, o que dá R$ 45.

- Ajudantes de montagem: No caso do kit de equipamentos em questão, apenas o próprio DJ é capaz de realizar a montagem e desmontagem. Porém, em kits com mais equipamentos, se faz necessária a presença de até 04 ajudantes. Vamos considerar este exemplo sem os ajudantes.

- Temos também o cachê do DJ, vamos supor algo de R$ 100 por hora trabalhada (sem contar montagem e desmontagem dos equipamentos, apenas o tempo em que o DJ vai literalmente animar os convidados), o que, no prazo de 5hs, vai resultar em 500 reais. (O valor do cachê de cada um é uma coisa nuito particular, isso envolve Know-how, dinheiro gasto com material fonográfico e tempo gasto com treino e pesquisa.)

Assim, chegamos ao cálculo final:
Locação de equipamentos (5% do valor total investido): R$ 500
KM rodado (imaginemos 30km): R$ 45
Cachë do DJ por 5hs de evento: R$ 500
Total: R$ 1.045 (hum mil e quarenta e cinco reais)

Não estão inclusos neste valor itens como impostos pagos para manter a empresa aberta, encargos, bem como custos fixos como telefone, celular, internet, hospedagem de site, etc.

Porém, do jeito que a coisa anda atualmente, com alguns clientes querendo tudo (dj + equipamento + transporte) por R$ 100, fica difícil explicar esse cálculo e isso acaba fazendo com que alguns DJs tenham a tal fama de ´careiros´.

Para a expectativa do cliente, claro, nem sempre o que é um pouquinho mais caro é o melhor, principalmente para aquele tipo de cliente que não costuma valorizar o trabalho alheio. Mas, por outro lado, o barato acaba saindo caro, e não dificilmente registramos emails de pessoas que optaram por contratar o ´mais em conta´, resultando num trabalho pra lá de pífio!

Em qualquer tipo de evento, seja corporativo, social, é importante contratar uma empresa preocupada com qualidade. Porém, é mais importante ainda que o próprio cliente tenha ciência desta preocupação e compartilhe dela, pois caso o evento seja um fracasso, quem contratou o mais barato será o principal responsável pelo fiasco. E, depois, não adianta querer reclamar, pois, como no caso de um Casamento, por mais que se consiga na justiça o ressarcimento por danos, não haverá como realizar a festa novamente, ficando na memória aqueles terríveis momentos!
Pense a respeito!


Fonte: http://www.festagora.com.br



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