Mais uma bela matéria do amigo Roger Manosi.
“Nossa, mas esse DJ é caro!!! Quero um equipamento básico, não estou cotando ouro!”
Frases como essa são comumente utilizadas por clientes que buscam
sempre o menor preço...
Por um lado, é até compreensível, uma vez que
alguns salários não são lá essas coisas e o constante reajuste de
impostos fazem com que fiquem menores ainda.
Porém, por outro lado, para que forneçamos um serviço de qualidade, é
imprescindível que sejam feitos investimentos em equipamentos de igual
qualidade, os quais costumam ter um custo mais elevado. Além disso,
temos que contar com a manutenção preventiva e corretiva dos
equipamentos, para que tudo funcione corretamente no grande dia.
Assim, para tentar explicar nosso preço – e não ter que justificar a
(falta de) qualidade, caso algum equipamento pare de funcionar –
procuramos sempre oferecer ao nosso cliente uma planilha de custos, de
como é feito o cálculo de cada kit de equipamentos.
Vamos tomar um exemplo hipotético de um kit de equipamentos básico,
para uma festa de 100 convidados, com duração de 5 horas, distante até
30km do centro de São Paulo:
- Vamos assumir que, para adquirir todos os equipamentos deste kit básico,
foram gastos R$ 10.000, e que realizaremos a locação dos mesmos a 5% do
valor de compra; temos, então, R$ 500 a título de locação de
equipamentos.
- Frete: Adicione a isso, o KM rodado, o que em nossa
suposição, gira em torno de R$ 1,50/km; em nosso exemplo hipotético,
rodamos 30km para chegar até o local do evento, o que dá R$ 45.
- Ajudantes de montagem: No caso do kit de equipamentos em
questão, apenas o próprio DJ é capaz de realizar a montagem e
desmontagem. Porém, em kits com mais equipamentos, se faz necessária a
presença de até 04 ajudantes. Vamos considerar este exemplo sem os
ajudantes.
- Temos também o cachê do DJ, vamos supor algo de R$ 100 por
hora trabalhada (sem contar montagem e desmontagem dos equipamentos,
apenas o tempo em que o DJ vai literalmente animar os convidados), o
que, no prazo de 5hs, vai resultar em 500 reais.
(O valor do cachê de cada um é uma coisa nuito particular, isso
envolve Know-how, dinheiro gasto com material fonográfico e tempo gasto
com treino e pesquisa.)
Assim, chegamos ao cálculo final:
Locação de equipamentos (5% do valor total investido): R$ 500
KM rodado (imaginemos 30km): R$ 45
Cachë do DJ por 5hs de evento: R$ 500
KM rodado (imaginemos 30km): R$ 45
Cachë do DJ por 5hs de evento: R$ 500
Total: R$ 1.045 (hum mil e quarenta e cinco reais)
Não estão inclusos neste valor itens como impostos pagos para manter a
empresa aberta, encargos, bem como custos fixos como telefone, celular,
internet, hospedagem de site, etc.
Porém, do jeito que a coisa anda atualmente, com alguns clientes
querendo tudo (dj + equipamento + transporte) por R$ 100, fica difícil
explicar esse cálculo e isso acaba fazendo com que alguns DJs tenham a
tal fama de ´careiros´.
Para a expectativa do cliente, claro, nem sempre o que é um pouquinho
mais caro é o melhor, principalmente para aquele tipo de cliente que
não costuma valorizar o trabalho alheio. Mas, por outro lado, o barato
acaba saindo caro, e não dificilmente registramos emails de pessoas que
optaram por contratar o ´mais em conta´, resultando num trabalho pra lá
de pífio!
Em qualquer tipo de evento, seja corporativo, social, é importante
contratar uma empresa preocupada com qualidade. Porém, é mais importante
ainda que o próprio cliente tenha ciência desta preocupação e
compartilhe dela, pois caso o evento seja um fracasso, quem contratou o
mais barato será o principal responsável pelo fiasco. E, depois, não
adianta querer reclamar, pois, como no caso de um Casamento, por mais
que se consiga na justiça o ressarcimento por danos, não haverá como
realizar a festa novamente, ficando na memória aqueles terríveis
momentos!
Pense a respeito!
Fonte: http://www.festagora.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário